Oi galera. Tudo bem?
Agora, eu vou falar sobre o assunto que está no título.
Alguns devem estar se perguntando: Como assim? O que que corante artificial tem a ver com água?
Calma, eu explico.
Na indústria têxtil (indústria de tecidos), muitas vezes, o corante que eles não usam é jogado nos rios. Em geral, esses produtos químicos se dissolvem facilmente em água, eles se espalham e acabam causando impacto no ambiente.
Então, se o corante é jogado em um rio que abastece uma cidade ou uma rede de hidrelétrica, tchauzinho.
But don't worry guys!( Mas não se preocupem galera!)
Hoje em dia, usa-se a técnica do carvão ativo. Mas, segundo especialistas, essa técnica não é uma solução eficaz, pois só permite retirar da água a metade (50%) do corante.
Outra técnica, recentemente desenvolvida no Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp), apresenta resultados bem melhores e já está sendo testada em uma indústria têxtil da região de Campinas, em São Paulo. Com a adição de um composto feito de alumínio e magnésio, é possível eliminar, em poucas horas, cerca de 98 % da tintura que sobra. Outra vantagem é que, nessa tècnica, o corante é decomposto. No carvão ativo, o corante é simplismente levado de um rio para outro. Ou seja, é trocar 6 por meia dúzia.
Obrigada por lerem, a ajuda de vocês é importante. Beijos!
By: tatah
PS: Gostariamos de chegar a 8 cometários no post do concurso. Se vocês puderem, nós agradecemos
Adorei essas observações! Vocês estão de PARABÉNS!Ainda bem que ainda há pessoas que se preocupam com esses assuntos tão importantes.
ResponderExcluirabraços e contem comigo.
Letícia, mãe da Caroline Martins.