domingo, 30 de maio de 2010

Corante artificial x Água

Oi galera. Tudo bem?
Agora, eu vou falar sobre o assunto que está no título.
Alguns devem estar se perguntando: Como assim? O que que corante artificial tem a ver com água?
Calma, eu explico.
Na indústria têxtil (indústria de tecidos), muitas vezes, o corante que eles não usam é jogado nos rios. Em geral, esses produtos químicos se dissolvem facilmente em água, eles se espalham e acabam causando impacto no ambiente.
Então, se o corante é jogado em um rio que abastece uma cidade ou uma rede de hidrelétrica, tchauzinho.
But don't worry guys!( Mas não se preocupem galera!)
Hoje em dia, usa-se a técnica do carvão ativo. Mas, segundo especialistas, essa técnica não é uma solução eficaz, pois só permite retirar da água a metade (50%) do corante.
Outra técnica, recentemente desenvolvida no Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp), apresenta resultados bem melhores e já está sendo testada em uma indústria têxtil da região de Campinas, em São Paulo. Com a adição de um composto feito de alumínio e magnésio, é possível eliminar, em poucas horas, cerca de 98 % da tintura que sobra. Outra vantagem é que, nessa tècnica, o corante é decomposto. No carvão ativo, o corante é simplismente levado de um rio para outro. Ou seja, é trocar 6 por meia dúzia.

Obrigada por lerem, a ajuda de vocês é importante. Beijos!
By: tatah

PS: Gostariamos de chegar a 8 cometários no post do concurso. Se vocês puderem, nós agradecemos

Um comentário:

  1. Adorei essas observações! Vocês estão de PARABÉNS!Ainda bem que ainda há pessoas que se preocupam com esses assuntos tão importantes.
    abraços e contem comigo.
    Letícia, mãe da Caroline Martins.

    ResponderExcluir